SAIBA AS NOVIDADES

Esteiras metálicas: qual o impacto delas em layout de produção?

O layout de produção é um ponto essencial para a produtividade de uma indústria. A seguir, saiba qual o impacto das esteiras metálicas no layout de produção!

Você já ouviu falar em layouts de produção, também conhecido como “arranjo físico”?

Essa denominação nada mais é que uma representação gráfica do chão de fábrica, que serve não serve apenas como uma planta do espaço, mas também como uma orientação sobre a disposição das máquinas dentro da indústria com o objetivo de otimizar os processos realizados diariamente.

Afinal, todos querem maior eficiência em todo o fluxo da indústria, e ter um layout de produção bem estruturado auxilia nisso.

A seguir, confira ótimas dicas de como melhorar o arranjo físico do seu espaço e entenda melhor como as esteiras metálicas importam na adequação do seu sistema de transporte e, assim, beneficia o seu negócio. Boa leitura!

O que são layouts de produção?

Com a expansão cada vez mais necessária das indústrias, mostrou-se fundamental investir em melhorias no setor de produção, entre elas a otimização dos layouts de produção.

O objetivo do arranjo físico é compreender a melhor maneira de espalhar as máquinas e equipamentos pela fábrica. Caso contrário, os colaboradores enfrentarão uma série de dores de cabeça, como maior tempo de fabricação, desperdício de espaço, atrasos na produção e maior complexidade nos processos.

Ou seja, sem um layout de produção eficaz, a indústria inteira é prejudicada.

Vale lembrar que não existe um modelo padrão: cada empresa precisa pensar no seu, para aproveitar o espaço disponível sem desobedecer às normas de segurança no trabalho previstas na NR-12.

No entanto, existem quatro características que precisam estar presentes: integração com outros departamentos, flexibilidade para a implementação de novos produtos, economia de movimento e fluxo linear, ou seja, com mínima distância possível entre as etapas do processo.

Além disso, é interessante saber que existem diversos tipos de layouts de produção. Cada um é mais indicado para certo tipo de fluxo, e os três principais tipos são:

  • Layout fixo ou posicional: O produto permanece fixo no local enquanto máquinas e pessoas se movimentam executando as tarefas de produção;
  • Layout por processo ou funcional: Muito utilizado quando os produtos são fabricados em fluxos de produção diferentes, porém com os mesmos equipamentos;
  • Layout por produto ou linear: O produto se movimenta entre as máquinas e os postos de trabalho, que permanecem fixos.

LEIA TAMBÉM:
PARA QUE SERVEM AS ESTEIRAS METÁLICAS NA INDÚSTRIA?

Como as esteiras metálicas impactam o layout de produção?

Agora que você já sabe mais sobre layout de produção, podemos continuar e entender como a esteira metálica impacta no arranjo físico.

Da mesma forma que as outras soluções intralogísticas, a escolha das esteiras corretas é um dos passos para adequar as atuais linhas de produção, planejar novos layouts dentro de fábricas e otimizar os layouts de produção e movimentação interna.

A implementação de um sistema transportador dentro da sua empresa ajuda a automatizar o processo produtivo. Com isso, há um aumento da produtividade, pois o gestor consegue definir um layout para transportar um produto entre determinados locais de maneira mais rápida e simples. Assim, eliminando ou diminuindo postos de trabalho desnecessários e acelerando o processo produtivo como um todo.

Adquira as esteiras metálicas da SSA

A SSA é uma empresa reconhecida no mercado pela fabricação de esteiras metálicas utilizadas em diversos setores do processo industrial.

Utilizamos materiais de qualidade e as mais modernas máquinas, assim, oferecendo o que há de melhor aos nossos clientes.

Clique aqui e confira os nossos produtos!

Para saber mais sobre esteiras metálicas e dicas para indústria, continue acompanhando o nosso blog!

Procurando empresa especializada em esteiras metálicas?