SAIBA AS NOVIDADES

4 sinais que indicam que está na hora de trocar as esteiras metálicas da sua empresa!

E então, será que está na hora de trocar as esteiras metálicas da sua empresa? Entenda tudo neste post!

É bem provável que você já tenha pensado sobre quanto custa trocar uma esteira metálica. O trabalho de produção precisa ser interrompido de uma a quatro horas e isso pode custar mais de R$ 100.000,00

A sua indústria até poderia adiar o conserto ou substituição do equipamento por muito tempo. Contudo, essa não é uma atitude ideal.

Imagine sua empresa receber um grande pedido, daqueles que são essenciais para o seu faturamento. Você mobiliza sua equipe, aciona as máquinas e, na hora mais importante do processo produtivo, a esteira metálica apresenta sinais de quem nem tudo vai tão bem assim: ruídos, barulhos fortes e, por fim, pane total com a máquina parada.

A condição das esteiras metálicas industriais impacta diretamente na linha de produção. Dessa forma, é necessário que os equipamentos estejam em dia e funcionando corretamente.

Para evitar dores de cabeça, entregar as encomendas em dia e manter a reputação do seu negócio, separamos 4 sinais que indicam que é hora de trocar as esteiras metálicas da sua empresa. Confira a seguir!

1. Superfícies e bordas

Primeiramente, dois pontos muito importantes para observar nas esteiras são as superfícies e bordas.

Rachaduras e/ou cicatrizes longitudinais profundas podem ser caminho certo para a contaminação. A menor fissura na superfície causada por raspagem, limpeza ou outros agentes costuma tornar-se um recanto para bactérias e fungos – que serão impossíveis de remover, mesmo com muita limpeza.

2. Descoloração

Outro sinal de que a esteira precisa ser substituída: descoloração. Você pode não se importar se uma esteira ficar roxa, por exemplo, enquanto fizer o trabalho. No entanto, isso indica que suas propriedades de superfície estão se desgastando devido ao tempo e à limpeza frequente.

À medida que o material se deteriora, partículas podem acabar em seus produtos, e isso não é nada bom para a sua produção.

3. Efeitos químicos

Produtos ácidos podem ter impacto negativo ao longo do tempo. O uso de produtos de limpeza e desinfetantes errados, por exemplo, pode causar manchas e abrasões, uma espécie de desgaste por atrito ou fricção.

Fique de olho nos efeitos químicos!

4. Testes de limpeza

Os testes de limpeza de rotina devem fazer parte do protocolo de assepsia e manutenção para garantir que as esteiras estejam bem higienizadas.

Se um teste revelar que o sistema não está funcionando corretamente, entenda como um sinal de necessidade de substituição do equipamento. Questão de segurança!

Como resolver esses problemas?

Para evitar que os problemas que citamos acima, faça monitoramento próximo e frequente das esteiras metálicas. Isso ajuda a evitar desperdício de dinheiro e de horas de trabalho.

Num mercado cada vez mais competitivo, esse tipo de atitude também ajuda a garantir a credibilidade da sua empresa.

Além disso, ao perceber o menor sinal de problema, acione a assistência técnica responsável pela manutenção das máquinas.

Uma esteira metálica com problemas atrapalha o processo produtivo e isso é ainda mais caro que a troca por uma nova.

Conheça as esteiras da SSA

A SSA é uma empresa especializada na fabricação de esteiras metálicas utilizadas em vários setores do processo industrial.

Contamos com materiais de qualidade e as mais modernas máquinas, sempre oferecendo o melhor aos nossos clientes.

Clique aqui e confira os nossos produtos!

Para saber mais sobre esteiras metálicas e dicas para indústria, continue acompanhando o nosso blog!

Procurando empresa especializada em esteiras metálicas?